SETOR DE APOIO ESTUDANTIL
Apresentação
O setor de Apoio Estudantil está vinculado à Coordenação Acadêmica do campus Avançado de Governador Valadares da UFJF e é responsável por oferecer benefícios e serviços que visam contribuir com a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar dos estudantes de graduação da UFJF, favorecendo sua permanência no Ensino Superior. O setor também serve como elo de comunicação entre os discentes e a Pró-reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE), órgão que gerencia toda a política de assistência estudantil no âmbito da universidade. Atualmente, o setor conta com três Assistentes Sociais, dois Psicólogos e uma Pedagoga.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
-
Preciso de auxílio financeiro para continuar estudando. Como posso conseguir?
Em consonância com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010), a UFJF oferece diversas modalidades de bolsas e auxílios para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A obtenção dos benefícios está condicionada a uma avaliação socioeconômica e à disponibilidade orçamentária. Periodicamente, a PROAE divulga editais contendo todas as orientações acerca de como o aluno pode concorrer aos auxílios bem como os documentos que deve apresentar. O aluno interessado nas modalidades de auxílio deve acessar com frequência o SIGA aluno e o site da pró-reitoria: www.ufjf.edu.br/proae.
QUEM PODE SOLICITAR BOLSAS E AUXÍLIOS ESTUDANTIS?
- Discente regularmente matriculado em cursos de graduação presencial na UFJF;
- Discente que não concluiu nenhuma graduação;
- E possui renda bruta mensal familiar per capita de até 1,5 salários mínimos.
COMO SOLICITAR?
- Acesse o site da PROAE;
- Localize o ícone SOLICITAÇÃO DE BOLSA e clique em FLUXO CONTÍNUO;
- Leia com atenção a PORTARIA PROAE Nº 01 2020 que dispõe sobre o procedimento de avaliação socioeconômica;
- Acesse o SIGA 3;
- Clique no ícone Assistência Estudantil;
- Preencha e conclua o formulário socioeconômico. Este deve ser impresso, datado e assinado.
- O (a) discente deverá juntar a documentação comprobatória declarada no formulário socioeconômico, conforme Anexo II da Portaria do PROAE;
- A documentação deverá ser organizada de acordo com cada membro do grupo familiar;
- Toda documentação deverá ser colocada em envelope identificado com FOLHA DE ROSTO;
- O formulário socioeconômico deverá ser grampeado do lado de fora do envelope juntamente com comprovante de matrícula do respectivo semestre letivo;
- O procedimento de avaliação pode ser acompanhado no SIGA 3 → Apoio estudantil → Resultado;
- Após a conclusão da avaliação socioeconômica com resultado deferido o (a) discente deverá comparecer à PROAE para assinar o Termo de Compromisso.
- Após a assinatura deste o (a ) discente será incluído no Programa de bolsas e auxílios estudantis;
- Para recebimento das bolsas e auxílios é necessário cadastramento no SIGA 3 de conta corrente nominal do discente.
Informações importantes!!
O acesso ao Programa de bolsas e auxílios estudantis é realizado através de Fluxo Contínuo, ou seja, o (a) discente que não possui nenhuma bolsa ou auxílio da assistência estudantil pode solicitá-los a qualquer tempo, desde que atenda ao perfil socioeconômico estabelecido pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
O (a) discente ingressante por grupos de cotas de renda do SISU que tenha interesse em solicitar bolsas e auxílios estudantis, deverá seguir os passos descritos acima enviando toda a documentação do Anexo II de acordo com o grupo familiar.
Preciso conversar com um Assistente Social como devo proceder?
Qualquer estudante, regularmente matriculado na instituição, independente da renda per capta poderá solicitar atendimento social.
No atendimento Social o estudante poderá apresentar suas principais dificuldades sejam elas decorrentes da instituição ou nas relações familiares, situações como dificuldades para permanecer no curso, seja devido a questões financeiras, como problemas vivenciados em seu núcleo familiar.
Quanto à Universidade, o estudante também poderá buscar atendimento em virtude de discriminações, dificuldade de convivência e/ou adaptação na instituição para que juntos possamos traçar mecanismos para superação de tais problemáticas.
O atendimento social passa a ser desta forma, um canal de acolhida para que possam realizar sugestões de melhorias no setor, bem como de projetos de seu interesse ou de grupos específicos, com o intuito de podermos atender as principais demandas do público estudantil.
ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA
Acho que preciso de atendimento psicológico. Como proceder?
Sentir-se ansioso, triste, indeciso, estressado, com falta de concentração, ter problemas de relacionamento, passar por algum trauma, estar com a auto-estima baixa, e tudo isso ter como consequência dificuldades em alguma disciplina são situações que costumam fazer parte da vida de qualquer aluno. O fato de você vivenciá-las de vez em quando não significa que esteja necessariamente precisando de ajuda. Contudo, se perceber que essas coisas têm acontecido com muita frequência, comprometendo seu rendimento nas disciplinas e/ou sua vivência acadêmica, você deve considerar a possibilidade de solicitar acompanhamento psicológico individual por parte de algum dos psicólogos do setor de Apoio Estudantil.
Como são realizados os atendimentos psicológicos?
O serviço está condicionado à disponibilidade de vagas e horários dos profissionais, mas pode ser buscado a qualquer momento presencialmente, por e-mail ou por telefone. Os atendimentos ocorrem na Sede Administrativa, na Rua São Paulo, em frente à Padaria Prado. Veja os contatos abaixo.
Queria muito ir a um psicólogo, mas tenho vergonha
Os atendimentos são realizados tendo o sigilo garantido pelos profissionais da Psicologia. Não lidar com os próprios problemas só irá torná-los maiores. É preciso diminuir o preconceito que ainda existe ao procurar ajuda psicológica, e para isso só há uma forma: informação. Na realidade o preconceito existe apenas por falta de conhecimento. Ao se formar, todo profissional da Psicologia se compromete a seguir o Código de Ética do Psicólogo, que, em seus três primeiros artigos, diz:
- O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
- O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
Portanto, a Psicologia, com suas técnicas desenvolvidas a partir do conhecimento científico, pode realmente ajudar as pessoas e os coletivos a viverem melhor.
Preciso de um laudo psicológico. Como posso conseguir?
A concessão de laudos e pareceres psicológicos é realizada mediante acompanhamento psicológico individual por no mínimo 3 meses, totalizando 12 sessões. É um documento conciso, minucioso e abrangente, que busca relatar, analisar e integrar os dados colhidos no processo de avaliação psicológica, tendo como objetivo apresentar diagnóstico e/ou prognóstico, para subsidiar ações, decisões ou encaminhamentos
Os psicólogos do Setor de Apoio Estudantil podem conceder atestado?
Sim. O Atestado psicológico é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade: a) Afirmar como testemunha, por escrito, a informação ou estado psicológico de quem, por requerimento, o solicita, aos fins expressos por este; b) Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante, atestando-os como decorrentes do estado psicológico informado; c) Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP nº 015/96.
ASSISTÊNCIA PEDAGÓGICA
Qual a finalidade do Apoio Pedagógico?
O Apoio Pedagógico tem como objetivo diminuir as deficiências pedagógicas e assessorar os alunos nas demandas de cunho didático e acadêmico. Com esse propósito atua de forma preventiva, desenvolvendo atividades que buscam informar e orientar os discentes sobre os processos pedagógicos e administrativos que permeiam vida acadêmica, assim como, assuntos pertinentes à concessão e manutenção de bolsa e auxílios coordenados PROAE.
Como são realizadas as atividades de assessoria e orientação da vida acadêmica?
Essas atividades ocorrem por meio atendimento pedagógico, que é um serviço que visa orientar e assessorar os discentes quanto a organização da vida acadêmica, gestão do tempo e práticas de estudo.
Como é feito o atendimento pedagógico?
Dependendo do assunto ou interesse do discente, o atendimento pode ser individual ou em grupo. As atividades se desenvolvem por meio de reuniões, e são mediatizadas por uma dinâmica dialógica de forma a permitir ao discente refletir sobre a vida acadêmica, suas experiências e expectativas.
Como faço para ter acesso ao atendimento pedagógico ?
O atendimento pedagógico ocorre no turno matutino de 2ª a 6ª feira na Sede Administrativa do Campus. Os horários são definidos conforme a disponibilidade do discente e capacidade de atendimento do setor.
Para agendar o atendimento o discente pode enviar mensagem para o email atendimentosocial.gv@ufjf.edu.br ou ligar para o telefone: (33) 3301.1000 – ramal 1112.
Equipe Técnica do Apoio Estudantil
Assistente Social – Fernanda Cardoso Araújo
Sala 300 – Pitágoras
E-mail: fernanda.araujo@ufjf.edu.br
Telefone: 33.3301.1000 – ramal 1112
Assistente Social – Luiz Gonzaga Pinto
Sala 300 – Pitágoras
E-mail:
Telefone: 33.3301.1000 – ramal 1112
Assistente Social – Vinícius Mendes Maia
Sala 300 – Pitágoras
E-mail: vinicius.mendes@ufjf.edu.br
Telefone: 33.3301.1000 – ramal 1112
Psicóloga – Alessandra Efrem
Sala 300 – Pitágoras
E-mail: alessandra.efrem@ufjf.edu.br
Telefone: 33.3301.1000 – ramal 1112
Psicólogo – Lucas Nápoli
Sala 300 – Pitágoras
E-mail: lucas.napoli@ufjf.edu.br
Telefone: 33.3301.1000 – ramal 1112
Pedagoga – Rosângela dos Santos
Sala 300 – Pitágoras
E-mail: rosangela.santos@ufjf.edu.br
Telefone: 33.3301.1000 – ramal 1112