Este passo a passo tem o intuito de esclarecer como deverão ser abertos os fluxogramas disponibilizados pela Central de Atendimentos Administrativos (CAAD), visto que eles só abrem da forma correta para visualização quando se é utilizado o aplicativo Draw.io através do Google Drive, já que os fluxogramas foram criados através desse mesmo aplicativo.

O Draw.io é o aplicativo que utilizamos para criar, editar e visualizar os fluxogramas. Ele se encontra disponível para uso gratuito no Google Drive, e aumenta significativamente sua funcionalidade. Portanto, seguiremos para o passo a passo com a maneira de como se deve baixá-lo, e o deixar pronto para uso.

Ao abrir seu Google Drive no computador, se deve seguir este caminho: Novo -> Mais -> Conectar a outros aplicativos, como na imagem abaixo.

image 1.png

Depois de seguir a este passo, irá surgir uma nova janela de busca com diversos aplicativos para que você os selecione, e então você deverá procurar pelo Draw.io no campo de pesquisa. Da seguinte forma:

cortado2.png

Clique em Conectar/Instalar, e forneça as autorizações que o Draw.io solicitar.

A partir daí, já é possível que os arquivos consigam ser abertos clicando duas vezes na pasta em que deseja que seja aberta, mas caso não aconteça, você terá que abrir o Draw.io dentro do Google Drive e fazer a solicitação para que o Draw.io abra os arquivos que você deseja, de forma automática.

Para abrir o Draw.io é só seguir o caminho da imagem abaixo:

cortadomeu3.png

Ao clicar para abrir, ele vai alertar sobre o material a ser compartilhado com todas as pessoas que tem acesso ao diretório, e então você deverá aceitar, pois só assim ele irá funcionar. Logo em seguida, irá surgir uma tela com diversos modelos voltados para áreas específicas. Caso deseje seguir esse caminho para criação de novos fluxogramas, basta clicar na opção “Create new diagram” e irá abrir uma aba de criação de diagramas, mas se não for esta a opção requerida você deverá clicar em “cancelar” e irá surgir esta tela:

cortado4.png

Clique em Abrir diagrama existente (Open Existing Diagram)

E vá até o diretório em que se encontram os arquivos que você não estava conseguindo abrir antes. Ao clicar para abrir os arquivos, você poderá visualizar e editar os fluxogramas contidos nele normalmente.

A partir da primeira vez que você abrir algum fluxograma com o Draw.io o próprio Google Drive realizará a memorização de sua ação, para que na próxima vez que for selecionado arquivos que o Draw.io for capaz de abrir, o Google Drive o abrirá de forma padrão para aquele arquivo em específico, não sendo necessário todo esse caminho aqui descrito para abrir cada um dos fluxogramas nas vezes em que desejar, apenas o duplo clique no arquivo já será o suficiente. Mas é preciso ficar claro que os arquivos com nomes diferentes terão que ser abertos de dentro do Draw.io um a um, para que no futuro possam ser abertos com duplo clique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *