PISM

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) é um processo de avaliação seriada, em que os candidatos às vagas oferecidas pela UFJF participam de três módulos de avaliação (I, II e III), um ao final de cada ano do Ensino Médio. Esse sistema busca uma maior interação entre o Ensino Médio e o Superior, já que avalia os conhecimentos do estudante ano a ano, sendo cobrado, em cada prova, conteúdo cumulativo dos anos anteriores conforme Resolução n°58/2011.

Por ser um processo de avaliação seriada, o PISM permite ao candidato aprimorar seu desempenho ao longo das etapas, baseando-se no resultado que recebe a cada módulo concluído. Com isso, ele pode avaliar quais os conteúdos que precisam de uma maior atenção e corrigir as falhas, sem sair prejudicado.

MÓDULOS

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS


Geralmente o número do CPF já está contido na Carteira de Identidade (RG) *

INSCRIÇÕES

1 – ONDE e até quando são feitas as inscrições?

As inscrições para o Pism podem ser feitas on-line, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). A taxa é de R$ 110 e deve ser paga exclusivamente no Banco do Brasil. Os prazos são definidos e divulgados pela própria coordenação no site da Copese.

2 – Posso pedir isenção de taxa?

Sim, se a sua renda familiar for abaixo ou até 1,5 salários mínimos, você pode solicitar a isenção de taxa nas datas estipuladas pela Copese.

2.1 – Minha solicitação foi indeferida. O que devo fazer?

O candidato que tiver sua solicitação indeferida deve gerar, no site da Copese, a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar normalmente o pagamento da taxa, no valor de R$ 110, até a data máxima prevista. O prazo é o mesmo daqueles que não solicitaram a isenção do pagamento. O edital do Pism não prevê a possibilidade de recurso para o caso de indeferimento da solicitação de isenção de pagamento da inscrição.

6- Minha solicitação foi deferida. O que devo fazer?

O candidato que tiver sua solicitação de isenção deferida precisa verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição para a garantia de que sua inscrição foi efetivada. O documento estará disponível on-line, no site da Copese.

3 – Impressão do Boleto

Para imprimir o boleto de uma inscrição já feita, basta ter em mãos o código de acesso e número de referência, que são exibidos na conclusão do preenchimento do formulário de inscrição, além de sua data de nascimento. Mas se não tiver anotado estes números, basta buscá-los em link específico disponibilizado no site da inscrição.

4 – Após fazer a inscrição e pagar o boleto, como confirmo se estou inscrito?

A confirmação se dá mediante a manutenção do boleto bancário e o comprovante de pagamento do boleto emitido pelo banco. Assim, é concluída a confirmação com a impressão do Comprovante Definitivo de Inscrição que estará disponível em data definida no edital do Programa de Ingresso.

16- Quando fico sabendo o local onde farei as provas?

O local de realização das provas constará no Comprovante Definitivo de Inscrição, que deverá, obrigatoriamente, ser acessado e impresso pelo candidato, através do endereço www.pism.ufjf.br. A UFJF não enviará o Comprovante Definitivo de Inscrição pelos Correios e nem o entregará pessoalmente.

18- Procedimento para Atendimento Especial

O candidato deve, no ato do cadastramento da inscrição, informar se necessita de atendimento ou de condições especiais para a realização das provas, assinalando o item referente a essa demanda ao preencher o formulário eletrônico de inscrição. O candidato também deve imprimir, preencher manualmente e entregar ou enviar o formulário específico de requerimento do Atendimento Especial, juntamente com um laudo médico, quando este for necessário.

PROVAS

1 – Caso eu perca um dos Módulos, poderei fazer, no próximo ano, o Módulo seguinte e o que fiquei devendo?

Não. É condição necessária para participar do Módulo II ter feito o Módulo I no ano anterior ou, para participar do Módulo III, ter feito o Módulo II no ano anterior.

2 – Zerei uma prova no Pism I ou II. Já estou fora do processo?

Não, os alunos dos módulos I e II não serão excluídos dos processos caso obtenham nota zero em qualquer prova.

3 – Se eu zerar a prova no Pism III estou fora?

No módulo III, o candidato ou candidata pode zerar conteúdos na prova objetiva, mas será eliminado se obtiver nota zero em qualquer um dos conteúdos relativos às provas discursivas.

4 – Os pesos são os mesmos para os três módulos do Pism?

GRUPOS

1 – No Pism III devo optar por qual agrupamento?

O sistema de ingresso engloba dez grupos diversos, sendo nove cotistas. Para se cadastrar a uma dos grupos A, A1, B, B1, D, D1, E e E1, é preciso que o candidato tenha cursado o ensino médio inteiro em escola pública, bem como respeitar as demais condições impostas a cada um deles. Já o grupo F é destinado somente a candidatos surdos que concorrem a vaga no curso de Letras-Libras. Ao grupo C a candidatura pode ser feito independentemente de qualquer condição imposta aos outros grupos.

O Grupo A é formado por candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. O Grupo A1 é para candidatos com deficiência, que tenham as mesmas características dos candidatos do Grupo A.

O Grupo B é formado por candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, não autodeclarados pela cota racial. O Grupo B1 é para candidatos com deficiência, que tenham as mesmas características dos candidatos do Grupo B.

O Grupo C é dedicado à ampla concorrência: candidatos que se inscrevem independentemente da declaração de renda, escola, cor, origem racial ou deficiência.

O Grupo D é formado por candidatos que se declaram pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda. O Grupo D1 é para candidatos com deficiência, que tenham as mesmas características dos candidatos do Grupo D.

O Grupo E é formado por candidatos que estudaram em escola pública, mas não autodeclarados pela cota racial; nem comprovam renda. O Grupo E1 é para candidatos com deficiência, que tenham as mesmas características dos candidatos do Grupo E.

Como ação afirmativa própria da UFJF, o Pism 2018 criou o Grupo F, que destina vagas para candidatos surdos exclusivamente para o curso de Letras-Libras.

O Pism reserva, aos ingressantes do primeiro e segundo semestre de 2018, 50% do total das vagas na UFJF. A outra metade é destinada para ingressantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

1.2 SISTEMA DE COTAS

1.3 MIGRAÇÃO DE VAGAS NA UFJF

1 – Quais são os cursos e as vagas oferecidos na UFJF?

Você pode ver essa informação acessando a lista com os cursos e seus respectivos links em http://www.ufjf.br/prograd/links/cursos-de-graduacao-2/

2 – Qual o procedimento para matrícula?

O requerimento de matrícula dos candidatos aprovados no módulo III será realizado em duas fases obrigatórias, previstas tanto para os ingressantes do primeiro quanto do segundo semestre do ano letivo de:
Fase I – Registro de pré-matrícula on-line no sítio www.ufjf.br/cdara.
Fase II – Matrícula presencial para todos os candidatos que realizaram o registro de matrícula online, de acordo com as orientações da CDARA, e mediante a entrega de cópia legível dos documentos listados nas Orientações para Matrícula, constantes no sítio www.ufjf.br/cdara.

ATENÇÃO: OS VESTIBULANDOS QUE NÃO FOREM CLASSIFICADOS NA PRIMEIRA CHAMADA, AINDA PODERÃO SER CHAMADOS NAS LISTAS DE ESPERA E VAGAS OCIOSAS. POR ISSO, DEVEM FICAR ATENTOS ÀS CHAMADAS REGULARES FEITAS NO SITE OFICIAL.

Outras informações: (32) 2012-3738 / (32) 2012-3755 – Copese

2 thoughts on “PISM – Vestibular seriado

    1. Isadora, cada módulo só pode ser feito de acordo com o ano em que o aluno estiver cursando. O módulo I só pode ser feito por alunos do 1º ano e o módulo II só pode ser feito por alunos do 2º ano, portanto é impossível fazer ambos no mesmo dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *